As nossas sugestões
Um dia em Óbidos
Em Óbidos, vila milenar e literária, existe uma imensidão de segredos bem guardados desde o tempo em que era oferecida às Rainhas como dote de casamento.
Pode iniciar o seu passeio pela Vila dentro das muralhas, deambulando pelas ruas estreitas e por entre as pequenas lojas tradicionais que pululam em cada porta aberta que vemos.
Não deixe de visitar as igrejas (a não perder o Santuário do Senhor Jesus da Pedra nos arredores da Vila ou a igreja de S. Pedro dentro das muralhas), as livrarias e os cantos e recantos desta vila maravilhosa e encantada.
Aproveite para almoçar num dos pitorescos restaurantes: o 1.º de Dezembro, o Advocato, o Infusion (estes dois últimos já fora das muralhas), entre tantos outros para descobrir.
À tarde, dê um pulo à Lagoa de Óbidos, faça um pouco de Padle ou windsurf, faça surf nas praias do Béltico, ou passeie apenas.
Pode ainda descobrir os tesouros das freguesias do Concelho, o Convento de São Miguel nas Gaeiras, a pequena biblioteca da Sancheira ou a fábrica de ginja no Sobral da Lagoa.
Para jantar tem também uma grande variedade de restaurantes, o Melro onde pode degustar umas tapas à portuguesa, o Caldeirão, atrás da igreja do Senhor da Pedra, ou ainda o restaurante da Pousada do Castelo, com a janela a olhar para a cerca do Castelo, onde ainda hoje apaixonados pedem as suas amadas em casamento.
Claro que ainda existe muito por descobrir, a sua imaginação traça o limite.
Um dia em Caldas da Rainha
Apesar de tudo nas Caldas da Rainha girar à volta das águas termais "milagrosas", onde pode curar algumas maleitas, existem outras pérolas a descobrir neste nosso concelho vizinho. Martim Cabral reforça alguns tesouros que pode visitar no episódio de Boa Cama, Boa Mesa abaixo.
Inicie o seu passeio pelo Parque D. Carlos, um dos maiores e mais belos de Portugal, visitando o mítico Museu José Malhoa, deambulando depois pela Praça da Fruta, onde pode encontrar a melhor fruta e os melhores legumes da região desde o século XIX.
Poderá ainda visitar vários restaurantes no Centro da cidade, tal como a Casa Antero, o Maratona, a Casa do Bingre, as pizarias na Praça do Peixe antiga, entre outros. Poderá ainda comprar o pão e os pastéis Bordalo no forno do Beco. Não se pode esquecer de provar as Cavacas, os Beijinhos ou os Falos das Caldas (sim, percebeu bem, o verdadeiro das Caldas).
Por falar em cerâmica, não deixe de conhecer o centro da cidade através da rota Bordaliana, uma homenagem a Bordallo com obras escultóricas do artista. Poderá ainda visitar a Casa Museu de São Rafael onde estão expostas peças criadas na famosa fábrica Bordallo Pinheiro e adquirir as coloridas loiças e cerâmicas numa das lojas tradicionais.
Por último, não deixe de rumar à Foz do Arelho ou a São Martinho e desfrute de um bom dia de praia no Oeste.
https://sicnoticias.pt/pais/2021-05-15-Boa-Cama-Boa-Mesa-nas-Caldas-da-Rainha-e3740821
Um dia em Peniche / Baleal
Atualmente um dos destinos preferidos para a prática do surf em Portugal, a Capital da Onda tem muito por descobrir.
Quanto à gastronomia Peniche é terra de gente e comida genuínas: peixe fresco e boa carne encontra-se a cada esquina. A Tasca do Joel é um bom exemplo e existem vários restaurantes dispersos pelos arredores, o Tribeca na Serra Del'Rei ou os Acácios no Lagide, as tostas em Ferrel, bem como várias tabernas típicas.
Dê um pulo à nau dos Corvos e não deixe de visitar a fábrica de pranchas do Gero fibradas pelo Rui Formiga e pintadas pelo Quim: a Fatum Surfboards.
Também pode visitar na Vermelha a fábrica das Koala Surfboards geridas e fabricadas manualmente pelo Gomes da Koala, um dos fundadores da Pólen e dos primeiros shapers e surfistas portugueses.
Não se esqueça de tirar um dia para conhecer a linda ilha das Berlengas.
Aqui ficam algumas dicas para o bom relacionamento com a população:
- Respeite os locais, independente do seu nível de surf;
- Seja discreto;
- Não deixe lixo no chão;
- Descubra as praias que melhor se adapta ao seu nível;
- não entre na água em locais desconhecidos e pouco frequentados.
Um dia em São Martinho / Nazaré
São Martinho e Nazaré, à semelhança de todo o Oeste, são duas pitorescas vilas piscatórias onde podemos desfrutar de águas limpas e praias a perder de vista.
A gastronomia e tradições são únicas, tais como o marisco e o carapau seco da Nazaré, ou as águas cálidas da Baía de São Martinho. As sete saias e a cultura das algas, tanto para descobrir.
Outros locais que não pode deixar de visitar:
- Lourinhã - Dinoparque e praias (35 minutos)
- Cadaval - Buddha Eden (15 minutos)
- Leiria (30 minutos)
- Batalha - Doçaria conventual e mosteiros (30 minutos)
- Alcobaça - Doçaria conventual e mosteiro (30 minutos)
- Torres Vedras (30 minutos)
- Lisboa - 45 minutos
- Fátima - 45 minutos
-entre tantas outras pérolas do centro de Portugal.